LD DigitalLD DigitalLD Digital
  • Quem somos
  • Notícias
    Notícias
    Os últimos acontecimentos para você ficar atualizado
    Mais
    Notícias
    Freepik
    A memorização na consolidação da aprendizagem
    24 de junho de 2022
    Humanware
    29 de agosto de 2022
    Como alfabetizar emocionalmente?
    29 de julho de 2024
    Últimas notícias
    Cursos de Medicina diante do Enamed: Govrenança, Formação e Sustentabilidade
    31 de maio de 2026
    Enamed e a Evolução Dialética da Qualidade na Formação Médica
    31 de maio de 2026
    O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?
    31 de maio de 2026
    Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?
    18 de setembro de 2024
  • Revista Linha Direta
  • Sinepe em Ação
    Sinepe em AçãoMais
    Educação em Pauta – Edição 123
    12 de dezembro de 2022
    O papel da escola para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente
    7 de setembro de 2022
    Em tempo de crise, estratégias para prevenir e gerir a inadimplência educacional
    7 de setembro de 2022
    Dados da educação brasileira apontam (mais uma vez) desafio nacional para o futuro da sociedade
    7 de setembro de 2022
    Sinepe/ES integra o projeto #SerEleitor
    7 de setembro de 2022
  • Contato
Lendo: Caminhão Museu apresenta exposição Itinerários da Independência
Font ResizerAa
Font ResizerAa
LD DigitalLD Digital
Search
  • Quem somos
  • Notícias
  • Revista Linha Direta
  • Sinepe em Ação
  • Contato
Siga-nos
Bicentenário da Independência

Caminhão Museu apresenta exposição Itinerários da Independência

Itinerários da Independência - Caminhão Museu UFMG apresenta exposição que ficará estacionado nas unidades dos Sesc Campo Limpo, Interlagos e Itaquera em períodos distintos entre 07 e 25 de setembro Grátis

By Assessoria
6 min de leitura
Compartilhe

Pense em um caminhão moderno que percorre todo o país, carregando histórias do Brasil e de sua gente. E que, quando chega a uma cidade, comunidade ou vila, se desdobra em múltiplos ambientes e, durante alguns dias, transforma-se em um centro de difusão de conhecimento, exercício da imaginação, experimentação da pluralidade cultural brasileira, reflexão e lazer. Pois é exatamente isso que acontece com o Caminhão Museu UFMG – que, desde 2013, já percorreu mais de 20 cidades em 4 regiões do Brasil e atualmente abriga sua terceira exposição.

Durante o mês de setembro, o Sesc São Paulo recebe em três de suas unidades o Caminhão Museu UFMG, que atualmente abriga a exposição Itinerários da Independência, como parte do projeto Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões, que realiza ações que refletem sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao bicentenário da Independência do Brasil, em 1822.  De 07 a 11 de setembro, o caminhão faz sua primeira parada na unidade do Sesc Campo Limpo; em seguida, de 15 a 18, estaciona no Sesc Interlagos e, em sua parada final, chega à zona leste, no Sesc Itaquera, onde o público poderá conferir a exposição em quatro rodas de 22 a 25 de setembro.

Desenvolvida pelo Projeto República | UFMG entre as atividades da Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal, a exposição Itinerários da Independência usa diferentes recursos expo gráficos, audiovisuais e bibliográficos para contar a história dos vários projetos e conflitos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil.

Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)
Caminhão Museu UFMG (Foto: Divulgação)

Vista do Rio de Janeiro, a Independência concebeu a ideia de Império. Um meio eficaz de manter a unidade territorial da antiga colônia, concentrar poder e preservar a escravidão – criou a matriz de configuração do Estado brasileiro. Mas não foi o nosso único projeto de Independência. Em 1817, Pernambuco abriu o ciclo revolucionário da Independência. Sustentou um programa de emancipação libertário e radical: federalista, republicano e voltado para a garantia do princípio de autogoverno provincial. O ciclo revolucionário da Independência se estendeu até 1824, com a Confederação do Equador. É a nossa outra Independência, como definiu o historiador Evaldo Cabral de Mello.  No Sul, a Banda Oriental já enfrentava uma conjuntura de guerra antes mesmo de ser incorporada ao Reino do Brasil, tornando-se a província Cisplatina (atual Uruguai). Na Bahia, uma guerra contra as tropas portuguesas dominou o cenário da Independência e se estendeu até 1823. No Piauí, numa das batalhas mais sangrentas da Independência, 200 brasileiros foram mortos a tiros de canhão, no leito seco do rio Jenipapo. O Grão-Pará e o Maranhão recusaram a Independência. Seu projeto político defendia permanecer na condição de Reino Unido a Portugal e Algarves.

A exposição Itinerários da Independência apresenta ao visitante diversas oportunidades para conhecer um pouco mais sobre essa história.  O Caminhão Museu reúne recursos como uma biblioteca equipada com livros e HQs sobre a Independência, além de oito computadores, onde o visitante poderá escutar podcasts e acessar o site Itinerários Virtuais da Independência – realização da UFMG em conjunto com a Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal; sala de cinema com projeções de vídeos curtos, como videoanimações; uma sala de realidade virtual onde o visitante poderá ser fotografado como participante dos momentos históricos destes itinerários; painéis instagramáveis com dois personagens exemplares da luta pela Independência no Brasil, além de onze painéis com reproduções de obras de artistas, brasileiros e estrangeiros, que remetem a eventos emblemáticos nas diferentes províncias e nas Independências das Américas que, de alguma maneira, tiveram ressonância no Brasil.

Vale destacar ainda o “Vira-Vira” As mulheres que estavam lá, uma sequência de painéis informativos sobre mulheres decididas a governar as próprias vidas, que ameaçavam as convenções morais e sociais estabelecidas e dispostas a desafiar o mundo proibido da participação política. Também levaram a sério um projeto de Independência para o Brasil. Viveram esse projeto de maneiras diferentes, partiram de patamares sociais desiguais, e atuaram de forma diversa: algumas dessas mulheres empunharam armas, outras se engajaram no ativismo político. Mas todas elas recusaram o lugar subalterno que lhes era reservado. Apesar disso, até hoje sabemos pouco – ou quase nada – sobre a história dessas mulheres e o modo como se posicionaram de diferentes maneiras no centro da cena pública durante a Independência do Brasil. Seu protagonismo continua esquecido. São elas: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, Bárbara de Alencar, Ana Maria José Lins, Maria Felipa de Oliveira, Maria Clemência da Silveira Sampaio, Maria Quitéria de Jesus, Imperatriz Leopoldina, Uma menina baiana.

Você também pode gostar

Instituto Mauá de Tecnologia abre inscrições para os cursos de Pós-Graduação em Engenharia Automotiva
Aperam abre vagas para recém-formados em São Paulo e Minas Gerais
Os 5 grandes desafios das escolas na recomposição de aprendizagem perdida com a pandemia
Brasil possui mais de 8.300 escolas públicas sem internet
Gestor revela como reconstruir a carreira e seguir em frente após uma demissão
MARCADA:bicentenário da independênciacaminhão museu ufmgexposiçãoindependência do Brasilnotíciassesc sp

Siga-nos

Facebook Curtir
Instagram Follow
Youtube Assine

Últimas Notícias

Cursos de Medicina diante do Enamed: Govrenança, Formação e Sustentabilidade
Enamed e a Evolução Dialética da Qualidade na Formação Médica
O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?
Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?
Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade

Leia também

Para a Vida

Autoconhecimento é tema de livro lançado na Livraria Travessa nesta quinta-feira (30)

Assessoria
Assessoria
19 de agosto de 2022
Para a Vida

Obra sobre Direito da Moda será lançado na 26ª Bienal Internacional do Livro

Assessoria
Assessoria
5 de setembro de 2022
Para a Vida

On Line Editora e Mauricio de Sousa Produções lançam um novo olhar sobre a inclusão com lançamento de Conto Clássico em Libras

Assessoria
Assessoria
19 de agosto de 2022

SIGA-NOS

Notícias

E-mail para contato
[email protected]
Todos os direitos reservados
Welcome Back!

Sign in to your account