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Educador

As reuniões pedagógicas são pedagógicas?

A escola deve ser um espaço de formação e concretização de saberes, e nada mais justo que boa parte disso aconteça nos horários pedagógicos coletivos, ou seja, as reuniões pedagógicas

By Valdemir dos Santos 4 min de leitura
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O professor se forma em reuniões pedagógicas? O professor se capacita e se atualiza? O coordenador pedagógico está preparado para ser um formador? A escola está formando seus docentes nessas reuniões?

A escola deve ser um espaço de formação e concretização de saberes, e nada mais justo que boa parte disso aconteça nos horários pedagógicos coletivos, ou seja, as reuniões pedagógicas. Nessas reuniões devem ser discutidas questões que reflitam diretamente no aprendizado do aluno, por meio da principal ferramenta pedagógica: o professor, que usa com propriedade seu conhecimento para formar cidadãos.

Expressiva parcela dos docentes avalia as reuniões pedagógicas como cansativas, com pouco cunho pedagógico e baixa importância para esse tipo de formação. Como o coordenador pedagógico deve agir? Como preparar suas pautas? Como garantir a colaboração dos professores com entusiasmo e satisfação? Difícil achar uma formula mágica, mas essa problemática pode ser minimizada por meio de uma boa formação da equipe gestora.

Professor não precisa de elevado índice de papéis, professor precisa de elevado índice de formação docente. O professor atual defende a educação transformadora e menos burocrática. Paulo Freire defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo, e por isso temos que adotar uma formação que acompanhe as mudanças da sociedade. As pessoas mudam, a sociedade muda, precisamos mudar também. As reuniões pedagógicas deveriam ser a mola propulsora para que o professor se torne um ser investigativo, crítico e ousado, com pautas que favoreçam o conhecimento docente, iluminando sua formação com processos reais de sua prática em sala de aula e colaborando com a realidade do dia a dia.

As reuniões pedagógicas deveriam ser a mola propulsora para que o professor se torne um ser investigativo, crítico e ousado, com pautas que favoreçam o conhecimento docente, iluminando sua formação com processos reais de sua prática em sala de aula e colaborando com a realidade do dia a dia

Valdemir dos Santos

O coordenador deve saber previamente o que será tratado em suas reuniões. Isso implica dizer que ele deve se preparar de acordo com os objetivos propostos, por isso é necessário que haja um bom convívio e cumplicidade entre os membros da equipe que compõe a direção da escola e que se observe se o foco está pertinente com as necessidades do docente e dos alunos. A pauta deve estar aberta a sugestões e mudanças, sendo adequada à realidade de cada reunião.

A coordenação pedagógica deve sempre ficar atenta aos fatores que estariam impedindo a evolução no processo de formação do professor, pois uma escola de sucesso não depende apenas de rotineiras “reuniões pedagógicas”, mas de reuniões pedagógicas formadoras de excelência e que, ao mesmo tempo, valorizem o professor por meio de pautas bem preparadas, nas quais o docente seja o mediador e possa refletir sobre sua prática em sala de aula e melhorar sua convivência com seus alunos por meio do conhecimento adquirido nessas formações.

Todos nós somos responsáveis por nossa formação docente, mas um bom líder facilita o caminho e nos torna mais fortes e competentes, pois o coordenador pedagógico é e sempre será o grande elo para uma educação de sucesso.

Muito do que fazemos, por melhor que seja, ainda apresentará falhas, mas é por meio de boas críticas que aperfeiçoamos o caminho para a aprendizagem.

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