LD DigitalLD DigitalLD Digital
  • Quem somos
  • Notícias
    Notícias
    Os últimos acontecimentos para você ficar atualizado
    Mais
    Notícias
    Sala de aula e videogame: as possibilidades para a aprendizagem
    24 de junho de 2022
    Essencial para Enem, repertório cultural pode ser ampliado sem sair de casa
    8 de setembro de 2022
    Escolas incubadoras: ajudando ideias a dar frutos
    30 de junho de 2022
    Últimas notícias
    O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?
    14 de janeiro de 2025
    Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?
    18 de setembro de 2024
    Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade
    18 de setembro de 2024
    O empoderamento de mulheres com deficiência começa na escola
    18 de setembro de 2024
  • Revista Linha Direta
  • Sinepe em Ação
    Sinepe em AçãoMais
    Educação em Pauta – Edição 123
    12 de dezembro de 2022
    O papel da escola para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente
    7 de setembro de 2022
    Em tempo de crise, estratégias para prevenir e gerir a inadimplência educacional
    7 de setembro de 2022
    Dados da educação brasileira apontam (mais uma vez) desafio nacional para o futuro da sociedade
    7 de setembro de 2022
    Sinepe/ES integra o projeto #SerEleitor
    7 de setembro de 2022
  • Contato
Lendo: Gestão da sala de aula e a postura do professor planejador
Aa
Aa
LD DigitalLD Digital
Search
  • Quem somos
  • Notícias
  • Revista Linha Direta
  • Sinepe em Ação
  • Contato
Siga-nos
Educador

Gestão da sala de aula e a postura do professor planejador

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra com o planejamento” (Thomas Edison)

By Paulo Henrique de Souza 4 min de leitura
Compartilhe

A arte de estar lá é tentar já estar lá. Sem ansiedade, mas com prevenção. O professor que planeja a inserção dos estudantes no trabalho acadêmico é reconhecível pelo alinhamento que consegue realizar entre teoria e prática, gerando contexto para os textos que produz, independentemente dos gêneros textuais que utiliza. 

A postura do professor planejador mostra sua competência ao sistematizar, dividir e gerir o tempo pedagógico para sua exposição dialogada, análise de situações-problema, atividades práticas que fazem e junção entre conceitual e atitudinal. O educando, como parte menos madura do processo de aprendizagem, modela o seu comportamental de acordo com as solicitações feitas pelo educador/professor. 

O ponto forte do planejamento de um professor com postura adequada se dá quando suas avaliações têm clareza e sinergia, com debates e metodologias ativas, realizadas no espaço da sala de aula, das visitas técnicas e dos debates oriundos do tema gerador de cada aula, bem como de sua sequência didática.

O professor com postura de planejador é um designer do conhecimento em parceria, escuta e constituição de aulas diferentes, que redundam em projetos e processos colaborativos que tornam a dinâmica significativa

Paulo Henrique de Souza

Na educação do século XXI caracterizada pela Geração C (Coletivo Conectado), conhecida também como nativos digitais, o planejamento escolar deve estar em sinergia e convergência com sites, videoaulas, portais, redes sociais, e-books e espaços de cibercultura diversificados para estimular o conhecimento prévio dos estudantes e criar o fenômeno da sala de aula invertida. 

O professor com postura de planejador é um designer do conhecimento em parceria, escuta e constituição de aulas diferentes, que redundam em projetos e processos colaborativos que tornam a dinâmica significativa. Aula planejada é aula bem dada! Mesmo que as estratégias não sejam todas realizadas, elas transmitem segurança, repertório e metodologias ativas. 

O uso e aplicabilidade de uma diversidade de gêneros textuais como gráficos, charges, poemas, letras de música, iconografias, fotografias, tirinhas, reportagens, hiperlinks, vídeos e filmes credenciam o desejo do professor de tornar o conteúdo polifônico, plural e assimilável para a vida das gerações que educa, no cenário contemporâneo, que se assemelha a um caleidoscópio. 

Quando o planejamento tem eixos estruturadores definidos e norteia vínculos como a matriz de competências e habilidades do Enem e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), demonstra que gestores e professores que têm postura de planejadores pensam o local e o global. O mundo é maior que a sala de aula. Pensar global, agir local significa que ação planejadora e planejada evidencia a consciência da comunidade educativa para com seus clientes. 

O maior marketing de fidelização e captação, ao contrário do que muitos pensam, é a primeira semana bem planejada. Ao longo do tempo, agindo corretamente, você influencia pessoas, amigos da escola, entorno, famílias e a comunidade. E essa corrente vai ganhando proporção, a reputação vai crescendo, atingindo indicadores e resultados substanciais. Formar professores planejadores e executores é o alvo. Educação é o alvo – o Brasil precisa acertar.

Você também pode gostar

Professores chegam a trabalhar 54 horas por semana, diz pesquisa

A importância de valores como solidariedade e empatia para que crianças não se tornem violentas

Três práticas para aproveitar a habilidade dos nativos digitais para engajar os estudantes no aprendizado

Autismo e TDAH na escola: como garantir educação inclusiva para crianças neurodivergentes

Formação da memória: quais fatores afetam e influenciam o processo de aprendizagem

MARCADA: didática, gestão da sala de aula, na sala de aula, PDCA, professor
Paulo Henrique de Souza 24 de junho de 2022

Siga-nos

Facebook Curtir
Instagram Follow
Youtube Assine

Últimas Notícias

O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?
Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?
Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade
O empoderamento de mulheres com deficiência começa na escola
A criança e a leitura

Leia também

EducaçãoEducador

Professores chegam a trabalhar 54 horas por semana, diz pesquisa

Central Press Central Press 17 de fevereiro de 2024
Educador

A importância de valores como solidariedade e empatia para que crianças não se tornem violentas

Assessoria Assessoria 31 de maio de 2023
Educador

Três práticas para aproveitar a habilidade dos nativos digitais para engajar os estudantes no aprendizado

Assessoria Assessoria 19 de maio de 2023

SIGA-NOS

Notícias

E-mail para contato
[email protected]
Todos os direitos reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Esqueci minha senha...