LD DigitalLD DigitalLD Digital
  • Quem somos
  • Notícias
    Notícias
    Os últimos acontecimentos para você ficar atualizado
    Mais
    Notícias
    Dizer “Não” também é uma maneira de educar
    20 de abril de 2023
    O quanto é eficaz “estudar por questões”?
    28 de abril de 2023
    Bullying e Cyberbullying agora são tipificados como crime
    29 de julho de 2024
    Últimas notícias
    O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?
    14 de janeiro de 2025
    Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?
    18 de setembro de 2024
    Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade
    18 de setembro de 2024
    O empoderamento de mulheres com deficiência começa na escola
    18 de setembro de 2024
  • Revista Linha Direta
  • Sinepe em Ação
    Sinepe em AçãoMais
    Educação em Pauta – Edição 123
    12 de dezembro de 2022
    O papel da escola para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente
    7 de setembro de 2022
    Em tempo de crise, estratégias para prevenir e gerir a inadimplência educacional
    7 de setembro de 2022
    Dados da educação brasileira apontam (mais uma vez) desafio nacional para o futuro da sociedade
    7 de setembro de 2022
    Sinepe/ES integra o projeto #SerEleitor
    7 de setembro de 2022
  • Contato
Lendo: Escolas incubadoras: ajudando ideias a dar frutos
Aa
Aa
LD DigitalLD Digital
Search
  • Quem somos
  • Notícias
  • Revista Linha Direta
  • Sinepe em Ação
  • Contato
Siga-nos
Empreendedorismo

Escolas incubadoras: ajudando ideias a dar frutos

Para aqueles que buscam transformar ideias em negócios, as universidades se constituem em verdadeiros paraísos

By Marcelo Freitas 3 min de leitura
Compartilhe

Empreendedores de todas as idades sempre estão ligados em oportunidades para criar algo novo. Ideias não faltam, porém, os recursos e um ambiente propício para que elas floresçam nem sempre estão disponíveis. Esse ambiente envolve alguns requisitos, como um bom networking, canais para se chegar ao mercado e mentorias adequadas.

Por isso mesmo, para aqueles que buscam transformar ideias em negócios, as universidades se constituem em verdadeiros paraísos. Mas nem todas perceberam o enorme potencial de disrupção que isso representa e continuam estáticas. A boa notícia é que, em meio ao conjunto, algumas instituições notaram a oportunidade e começam a repensar seu modelo de negócios e sua estrutura.

Algumas até já se propõem a adotar modelos de gestão derivados de startups. Outras, por sua vez, organizam centros de empreendedorismo para funcionar como incubadoras de projetos, oriundos de trabalhos dos alunos.

Sob esse viés, esses espaços potencializam a capacidade de formar equipes e desenvolver negócios, pois constroem redes que possibilitam, inclusive, levantar investimentos suficientes para avançar com os projetos e protótipos. Além disso, contam com o suporte de professores e técnicos altamente qualificados, que ajudam a modelar os processos.

Embora iniciativas empreendedoras não dependam da universidade para florescer, esse espaço de aprendizagem pode oferecer uma perna forte para sustentar a caminhada . E isso é bom para os dois lados, pois, do ponto de vista das instituições educacionais, surge a oportunidade de ocupar um espaço até então desprezado: o das incubadoras de negócios.

Embora iniciativas empreendedoras não dependam da universidade para florescer, esse espaço de aprendizagem pode oferecer uma perna forte para sustentar a caminhada

Marcelo Freitas

Daí que não será surpresa se mais e mais universidades em todo o País começarem a formar suas próprias incubadoras de empresas – criadouros para startups inovadoras – com espaço de escritório, mentores, financiamento e a oportunidade de contar com a diversidade de agentes envolvidos, sejam professores, sejam estudantes de diferentes disciplinas.

Embora as instituições de Ensino Superior sejam o ambiente mais propício a essa transformação, nas escolas de Educação Básica o modelo também pode ser uma ótima oportunidade de diferenciação. Novas estruturas, novos arranjos no modelo de negócios e uma visão moderna de gestão são os ingredientes necessários. Oficinas, capacitações, ferramentas tecnológicas e adoção de conceitos robustos são o caminho para fazer acontecer.

É com base nesse viés disruptivo e inovador que a Corporate Gestão Empresarial, empresa sediada em Belo Horizonte/ MG, vem desenhando projetos de reestruturação para escolas e mantenedoras que busquem a sintonia com os novos tempos. Nesses programas, a ênfase é trocar o “por quê?” pelo “por que não?”. Já pensou nisso? Por que não? 

Você também pode gostar

Doze conselhos que todo empreendedor deve saber e praticar

5 passos iniciais para empreender em 2023

Inovar não é um dom, mas um exercício que necessita de estímulo

Ensino Superior: 5 tendências do processo de aprendizagem

Conheça 5 boas práticas financeiras para estudantes

MARCADA: empreendedorismo, ensino superior, incubadoras de negócios
Marcelo Freitas 30 de junho de 2022
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Facebook Curtir
Instagram Follow
Youtube Assine

Últimas Notícias

O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?
Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?
Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade
O empoderamento de mulheres com deficiência começa na escola
A criança e a leitura

Leia também

Empreendedorismo

Doze conselhos que todo empreendedor deve saber e praticar

Fabiana Kazak Fabiana Kazak 26 de maio de 2023
Empreendedorismo

5 passos iniciais para empreender em 2023

Assessoria Assessoria 19 de janeiro de 2023
Inovação

Inovar não é um dom, mas um exercício que necessita de estímulo

Cristiano Fontes Cristiano Fontes 28 de outubro de 2022

SIGA-NOS

Notícias

E-mail para contato
[email protected]
Todos os direitos reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Esqueci minha senha...