Empreender não é fácil e nem simples. Enganam-se aqueles que pensam que, para ter um negócio de sucesso, basta apenas investir uma quantia em dinheiro em um determinado setor. Alcançar o sucesso empresarial é muito mais que abrir um negócio.
Uma pesquisa da União Europeia realizada na região e nas maiores economias do mundo colocou o Brasil como o segundo entre os países com maior tendência para o empreendedorismo – de acordo com os resultados, 63% dos brasileiros preferem trabalhar em um negócio próprio. A pesquisa incluiu os 27 membros da União Europeia e mais treze nações, entre as quais China, EUA, Rússia, Índia e Japão. O primeiro lugar ficou com a Turquia, com 82%.
Os termos empreendedor e empreendedorismo têm sido bastante utilizados nos últimos tempos, principalmente em relação ao fundador de um novo negócio ou à pessoa que iniciou um negócio onde antes não havia nenhum, dando o contexto do novo, do inédito.
Acredito que empreendedorismo seja mais que isso. Empreender é a força do fazer acontecer, em qualquer área, seja de forma inédita ou não. É o envolvimento de pessoas e processos. É o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. É identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.
Mas quais seriam as características de um empreendedor de sucesso? Será que existem especificamente características desses empreendedores ou é apenas obra do acaso, uma feliz coincidência de fatores que tornam uma pessoa bem-sucedida?
O empreendedor de sucesso é a pessoa capaz de gerar bons resultados em qualquer área de atividade, aquele que motiva ações e cultiva ideias em prol do bem-estar comum. O empreendedor de sucesso é, de fato, aquele que tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Para isso, ele precisa apresentar determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. Não podemos pensar que essas características são excepcionais. Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Podemos classificar as habilidades requeridas para um empreendedor em três categorias: técnicas, gerenciais e pessoais.
As características técnicas envolvem a habilidade de saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações. Além de ser organizado, é preciso saber liderar e trabalhar em equipe. Para a segunda categoria, classificamos as características gerenciais envolvidas na criação e gerenciamento da empresa, que abrangem o conhecimento operacional, em marketing, administração, finanças, de produção, tomada de decisão, planejamento e controle.
Finalizando as categorias, o empreendedor de sucesso precisa ser extremamente disciplinado, assumir riscos, ser inovador, visionário, ter ousadia, persistência, iniciativa, coragem, humildade e, principalmente, paixão pelo que faz. Claro que existem outras características, como criatividade, autoconfiança, proatividade, otimismo e senso de oportunidade, que complementam o perfil.
E mesmo quando os aspirantes a empreendedores têm as características citadas, por vezes uma regra básica é esquecida: é preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual se quer trabalhar. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial.
Completando, é claro que o sucesso empresarial tem uma boa dose de sorte. No entanto, atribuir o sucesso dessas pessoas única e exclusivamente ao fator sorte é um raciocínio simplista e também uma injustiça com elas. Vale lembrar que errar também faz parte da vida de qualquer empreendedor. No entanto, no segundo caso, o mais importante é aprender com o erro e jamais cometê-lo novamente. O segredo é transformar seus erros e fracassos em lições.
Quando se analisa a trajetória de empreendedores de sucesso, como Steve Jobs, Bill Gates, Richard Branson e Uday Kotak, isso só para citar alguns, é possível identificar diversas das características citadas em comum em suas histórias. Bill Gates, por exemplo, revolucionou a indústria de software. Já Steve Jobs revolucionou a indústria da tecnologia e do design.
Todos esses ícones do empreendedorismo também têm em comum uma característica: a capacidade de trabalhar em prol de algo que pudesse transformar a vida das pessoas a sua volta, mas não sem antes transformar as suas próprias. Esses homens mudaram a sociedade com suas ideias e capacidade de trabalhar e não desistir diante de qualquer obstáculo.
O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso é sonhar. E, para realizar nossos sonhos, é preciso muito esforço e perseverança. No empreendedorismo, correr riscos faz parte do negócio.