O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) anuncia o primeiro Centro de Excelência do 3DEXPERIENCE Edu na América do Sul. A novidade reforça a parceria entre o IMT e o 3DEXPERIENCE Edu, programa global mantido pela Dassault Systèmes e que fornece a alunos, aprendizes, profissionais, empresas e governos centros dedicados à aprendizagem experimental e contínua por meio da plataforma 3DEXPERIENCE, que permite à força de trabalho atual e futura acelerar a transformação digital da indústria.
Os projetos de colaboração entre o IMT e a Dassault Systèmes são de longa data. Em 2015, o IMT foi a primeira universidade do Brasil a adquirir a plataforma 3DEXPERIENCE, um ambiente colaborativo que capacita as empresas a inovar de maneiras totalmente diferentes. A plataforma fornece às organizações uma visão holística e em tempo real de suas atividades de negócios e ecossistema, conectando pessoas, ideias, dados e soluções em um único ambiente. Ao ser utilizada no âmbito acadêmico, a plataforma auxilia na formação dos profissionais do futuro.
O programa visa expandir as oportunidades de colaboração para que estudantes, professores, profissionais, empresas e governos trabalhem melhor em conjunto. De forma prática, atende a uma necessidade global de preparar alunos e profissionais com conhecimento para prosperar em empregos emergentes e em rápida mudança em segmentos como a manufatura, saúde e ciências da vida, além de infraestrutura e cidades, nos quais as tecnologias digitais estão convergindo para impactar todos os aspectos do negócio industrial – desde a concepção até a fabricação, uso e reciclagem de produtos e materiais.
“Estamos comemorando o reconhecimento de um trabalho que visa aprimorar as competências dos nossos alunos e professores, principalmente na Engenharia de Produção, o que nos tornou o primeiro Centro de Excelência 3DEXPERIENCE Edu na América do Sul. Aproximadamente 600 alunos utilizam as tecnologias e programas da Dassault Systèmes no IMT. Somos gratos por essa nomeação, que irá nos impulsionar a seguir realizando projetos importantes no âmbito acadêmico e no mercado”, afirma o professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção, David Penof.
Caminhos para trilhar
Desde o início da parceria, os alunos do IMT desenvolvem projetos para os mais diversos segmentos do mercado, incluindo algumas aplicações para a Indústria 4.0, por meio de um aprendizado na prática e com os modelos mais avançados para a criação de produtos e fábricas otimizadas. O CATIA, que fornece um conjunto de aplicativos de design, engenharia, engenharia de sistemas e construção na plataforma 3DEXPERIENCE, oferece a possibilidade não só de modelar produtos, como também de simular e analisar o seu comportamento no mundo real, foi um dos mais utilizados no começo. Ao longo dos anos, o IMT passou a usufruir de outras aplicações dentro da plataforma, o que estimulou os alunos a realizarem projetos reais, em campo, aplicando o estudo dos conceitos em fábricas verdadeiras.
“Para se ter uma ideia, montamos um projeto de fábrica usando a simulação da aplicação DELMIA, também presente na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes. Com ele, conseguimos conectar os mundos virtual e real, modelar, otimizar e executar o projeto com mais detalhes. Após os alunos desenvolverem o projeto em 2D, eles utilizaram o 3D, o que possibilitou que fossem mais detalhistas nos ajustes necessários, incluindo no layout do espaço. Dessa forma, foi possível oferecer ao projeto condições, por exemplo, de deslocamento das empilhadeiras sem obstáculos por todos os cantos da fábrica”, explica o professor Jorge Kawamura.
O fortalecimento da união proporcionou a ampliação do uso das soluções tecnológicas da Dassault Systèmes para outras engenharias do IMT, outras instituições acadêmicas e a participação em projetos nas indústrias aeroespacial, automotiva, energia, eletrônica e ciências da vida, incluindo o projeto aberto Rover (veículo enviado para explorar Marte), cuja modelagem de algumas partes e a simulação do seu processo de montagem foram realizadas com a plataforma 3DEXPERIENCE.
Um projeto colaborativo também possibilitou o desenvolvimento de uma prótese transtibial (compreendendo a parte abaixo do joelho e o pé) realizado em parceria com Universidades do Brasil, Colômbia e Peru, utilizando a plataforma. “A partir de 2023, passaremos a montar a fábrica inteira em 3D nas aulas. Portanto, não teremos somente a linha de montagem em 3D, os alunos poderão validar todo o projeto da fábrica”, conclui o professor Penof.