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Educação

Escolas públicas, ONGs e comunidades do RJ recebem projeto de combate à desinformação em período eleitoral

Instituto Palavra Aberta realiza 'Virada da Checagem' em diversas regiões do Brasil

By Assessoria 4 min de leitura
Divulgação
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Apesar da grande movimentação no Rio de Janeiro, protagonizada pelo festival Rock’n Rio, o Instituto Palavra Aberta, entidade sem fins lucrativos, não perdeu a oportunidade de levar educação midiática através do projeto #FAKETOFORA a escolas públicas, comunidades e ONGs do Estado. No último fim de semana, foram contemplados com a “Virada da Checagem” e palestras, o Centro Integrado de Educação Pública Paulo Pontes e o Projeto Inclusão em São João do Miriti e a Associação Mulheres de Atitude e Compromisso Social (AMAC) em Duque de Caxias. Também foram realizadas atividades na ONG Ser Alzira, no Morro do Vidigal e no Quilombo da Gamboa, no centro do Rio de Janeiro.

As oficinas foram realizadas por Elisa Tobias, educomunicadora e analista de comunicação do Palavra Aberta, que ressalta o desafio de identificar fake news, até mesmo para especialistas no assunto. “Saber diferenciar o que é uma informação falsa de uma verdadeira é uma tarefa que desafia mesmo jornalistas e comunicadores, profissionais em tese capacitados para lidar com a informação. Embora desafiador, é cada dia mais importante e tem como ser feito. É preciso investimento em políticas públicas que deem conta desse contexto, considerando a profunda desigualdade socioeconômica de territórios como o brasileiro”, afirma Elisa.

Nas eleições deste ano, os jovens estão sendo amplamente convocados a verificarem as notícias antes de compartilhar. Com foco nos mais de 2 milhões de novos eleitores, o Palavra Aberta lançou também a iniciativa “VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o slogan ‘É fake News? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR ‘. A campanha chega em um momento pré-eleitoral sensível, em que há urgência e necessidade de chamar os jovens para combater as fake news por meio da educação midiática.

O instituto vem fazendo um trabalho de ponta a ponta, contribuindo para que esse importante público se dedique à apuração das informações e à leitura crítica das notícias, fortalecendo, assim, a democracia. A campanha nasceu no âmbito do projeto #FAKETOFORA, a partir de estudos e pesquisas e, também, pela observação do Instituto sobre anos eleitorais anteriores, que foram circundados imperativamente por desinformação, notícias falsas, discursos de ódio, entre outras manifestações presentes, principalmente, nas redes sociais. Acesse o site para adquirir o conteúdo totalmente gratuito ou entre em contato, caso queira agendar uma oficina presencial.

Sobre o programa #FakeTôFora

#FakeToFora – Quem Vota se Informa é um projeto 100% gratuito, desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta por meio do EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil. É composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Além disso, oferece a metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações habitualmente.

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