Uma pesquisa realizada pela Layers Education, startup de educação pioneira na construção do maior ecossistema de tecnologias educacionais para instituições de ensino, revela que 55,47% dos gestores, mantenedores e diretores escolares buscam por soluções pedagógicas no mercado (ou 5 em cada 10).
A busca por soluções de gestão escolar, ainda segundo o estudo, é o desejo de 49,7% desses tomadores de decisões e, em terceiro lugar (21,3%) estão aqueles cujo desafio é com a comunicação. O levantamento foi realizado em 2022 durante a Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Confira a seguir o detalhamento das respostas:
Para o CEO da Layers Education, Danilo Yoneshige, o estudo divulgado às vésperas da edição de 2023 do evento é “um termômetro para auxiliar o mercado a entender as dores dos principais tomadores de decisão do segmento, a fim de chamar a atenção para a criação de soluções assertivas”.
Dentro do guarda-chuva de soluções pedagógicas, indicada como o maior interesse dos gestores, diretores e mantenedores escolares, 21,7% escolheram que a busca é por soluções de capacitação de professores, 17,2% disseram que é com o empreendedorismo e 17,07% responderam que gostariam de encontrar ferramentas para ajudar nas questões socioemocionais. O gráfico a seguir demonstra o detalhamento das buscas:
A procura por soluções de gestão indica que tecnologia e informática ainda é um terreno fértil, já que 23,38% dos respondentes disseram estar em busca destas ferramentas. Ivan Seidel, Chief Product Officer da Layers chama a atenção para o indicador: “pensar no desenvolvimento de aplicativos e soluções está se tornando um mar vermelho, onde muitas empresas surgem com inovações disruptivas, enquanto algumas instituições de ensino estão ávidas pelo básico. É importante pensar nisso”.
Marketing é a segunda solução no ranking de buscas dos diretores, mantenedores e gestores escolares, com 20% e Sistemas de Integração de Saúde (SIS) e Sistemas de Gestão empatam em terceiro lugar com 18,37% das respostas. No gráfico abaixo veja o detalhamento desta frente de interesse:
Atendimento de famílias e alunos é desafio para 17,6% dos gestores escolares
Dos 21,34% de respondentes que escolheram a comunicação como maior desafio do dia a dia escolar, 17,6% deles disseram que soluções de atendimentos de famílias e alunos são seus maiores interesses. “Agenda Digital” vem em segundo lugar com 12,4% e Mensageria em terceiro, com 9,6%.
“A comunicação é o pilar fundamental para o funcionamento das escolas no Brasil. Principalmente em um momento em que a segurança escolar é um assunto sensível. Estar em contato com pais, responsáveis e alunos de forma assertiva e clara é importante para criar a sensação de confiança não apenas neste período, mas durante todo o ano”, avalia o CEO da Layers Education.
Liberdade na escolha de soluções
Em pesquisa recente realizada em sua base de mais de 1.400 comunidades escolares do ensino privado, a Layers observou que 75% das soluções utilizadas nas escolas, como agenda e outros aplicativos de gestão, pertencem a grandes grupos educacionais no Brasil. Isso indica que há pouca diversidade de ferramentas, o que contribui para uma monopolização do segmento.
“Com um mundo de ferramentas à disposição para instalação, proposto pelo ecossistema da Layers, é possível construir ambientes digitais personalizados e condizentes com as necessidades da instituição de ensino, com cadastro de alunos automatizado e veloz”, finaliza o CEO da EdTech.
Metodologia
A pesquisa da Layers Education sobre os interesses de gestores e mantenedores escolares foi realizada entre os dias 10 e 13 de maio de 2022 durante a Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. O estudo contou com 2.090 respostas de gestores, mantenedores, diretores, coordenadores, professores, profissionais de marketing e atendimento, além de público geral visitante da feira. Neste press release apresentamos o recorte que considera a resposta de gestores, mantenedores e diretores de instituições escolares do ensino básico e superior. O estudo será repetido em 2023.