A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e a Associação ConectarAGRO firmaram uma parceria no projeto Formação Conectada, voltado à formação de educadores em ferramentas digitais e melhorias nas práticas pedagógicas na Vila Itanorte, zona rural do município de Campo Novo do Parecis/MT, onde fica localizada a fazenda Itamarati.
Ministrado por profissionais da consultoria Sincroniza Educação, o projeto de formação pretende oferecer aos professores e educadores da Escola Estadual Argeu Augusto de Moraes, voltada ao ensino fundamental e médio, localizada na fazenda Itamarati, na Vila Itanorte, ferramentas para o enriquecimento do processo educacional utilizando a conectividade. O curso terá início ainda no mês de janeiro de 2023.
O município está recebendo o Formação Conectada como projeto piloto, iniciativa criada para levar conectividade e educação tecnológica à produção no campo, uma demanda recorrente em muitas áreas rurais do Brasil. Enquanto nas cidades a falta de acesso à internet afeta cerca de 1% das pessoas, no campo esse número chega a 71%, de acordo com o IBGE.
O trabalho foi iniciado a partir da análise realizada pelas consultorias MegaEdu, que ficou responsável por averiguar as condições da conexão disponibilizada na região e o uso de tecnologias na escola, e Specta, que realizou um diagnóstico educacional sobre a realidade local das duas escolas da Vila, uma estadual e outra de ensino infantil. Nesse processo, foi constatado que o acesso à internet é adequado, mas que há desafios ligados ao ensino digital.
Apenas a internet, sem o treinamento adequado, seria de pouco uso. Assim sendo, a parceria decidiu ofertar formação em ferramentas digitais e novas metodologias aos educadores para que possam transmitir conhecimento aos estudantes com o auxílio de novas tecnologias, promovendo, assim, maior familiaridade com o mundo digital.
De acordo com Adriana Caramello, Analista de Projetos da FALM e responsável pelo projeto Formação Conectada, as expectativas são positivas. “Esperamos que, ao final, tenhamos ótimos resultados no desempenho escolar, para uma melhoria de médio e longo prazo na educação básica da vila, além de outras oportunidades identificadas nas visitas em campo. Acreditamos que as ações poderão aproximar a comunidade escolar da comunidade do seu entorno, tornando a escola mais atrativa”, diz.
Segundo ela, espera-se que, além da boa receptividade, haja uma melhoria significativa nas práticas pedagógicas de ambas as escolas e, consequentemente, mais bem preparadas para lidar com o processo educacional das turmas.
Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO, reforça que “o projeto amplia o propósito da Associação de levar a conectividade para máquinas, coisas e pessoas, promovendo ganhos tanto para os trabalhadores da fazenda, como para a comunidade local. Essa ação se insere em nosso projeto Formação Conectada, que busca capacitar profissionais para um uso mais assertivo de tecnologias”.
Associação formada por empresas que visam promover soluções tecnológicas para estimular a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões rurais brasileiras, a ConectarAGRO beneficia atualmente mais de 400 municípios brasileiros em 12 estados. Com o objetivo de fomentar e viabilizar o acesso à internet móvel 4G em todo o país não apenas ao produtor rural, mas também às comunidades dessas regiões, a ConectarAGRO pretende levar o projeto Formação Conectada e outras ações que gerem impactos positivos às comunidades de todas as regiões onde disponibiliza conexão.
A ConectarAGRO já havia realizado em 2021 uma formação na Fazenda Itamarati, na qual 12 alunos puderam aprender sobre as tecnologias disponibilizadas pela Trimble, uma das empresas fundadoras da associação. Entre os temas trabalhados nessa primeira ação estiveram a interpretação de dados de monitores e uso de ferramentas ligadas à agricultura de precisão, como sistema de controle de aplicação de sólidos e piloto automático. Em 2022, foram mais 73 trabalhadores qualificados no curso.
“É um orgulho para a Trimble ser uma das empresas fundadoras da ConectarAGRO. As ações da associação estão em consonância com nosso compromisso de transformar a maneira como o mundo trabalha. Levar acesso à internet ao campo possibilita o uso adequado das tecnologias disponíveis, principalmente quando falamos de agricultura de precisão. Isso traz uma série de benefícios aos produtores, como mais eficiência, rentabilidade e sustentabilidade”, observa Fátima J. Gonçalves, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Trimble e membro do Comitê Institucional da ConectarAGRO.
Para Fátima, contudo, o oferecimento de treinamento para promover acesso às novas tecnologias nas zonas rurais do Brasil vai muito além do trabalho no campo: “Este tipo de atuação nas comunidades nos ajuda na formação educacional dessas pessoas, o que resulta num futuro com profissionais mais qualificados nessas regiões, transformando significativamente os mercados locais”, finaliza.