LD DigitalLD DigitalLD Digital
  • Quem somos
  • Notícias
    Notícias
    Os últimos acontecimentos para você ficar atualizado
    Mais
    Notícias
    Sala de aula e videogame: as possibilidades para a aprendizagem
    24 de junho de 2022
    O protagonismo da Universidade de Stanford, no Vale do Silício
    27 de junho de 2022
    O desafio de empreender e inovar
    29 de agosto de 2022
    Últimas notícias
    O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?
    14 de janeiro de 2025
    Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?
    18 de setembro de 2024
    Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade
    18 de setembro de 2024
    O empoderamento de mulheres com deficiência começa na escola
    18 de setembro de 2024
  • Revista Linha Direta
  • Sinepe em Ação
    Sinepe em AçãoMais
    Educação em Pauta – Edição 123
    12 de dezembro de 2022
    O papel da escola para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente
    7 de setembro de 2022
    Em tempo de crise, estratégias para prevenir e gerir a inadimplência educacional
    7 de setembro de 2022
    Dados da educação brasileira apontam (mais uma vez) desafio nacional para o futuro da sociedade
    7 de setembro de 2022
    Sinepe/ES integra o projeto #SerEleitor
    7 de setembro de 2022
  • Contato
Lendo: Brasil possui mais de 8.300 escolas públicas sem internet
Aa
Aa
LD DigitalLD Digital
Search
  • Quem somos
  • Notícias
  • Revista Linha Direta
  • Sinepe em Ação
  • Contato
Siga-nos
Educação

Brasil possui mais de 8.300 escolas públicas sem internet

Outras 3.031 não dispõem de energia elétrica. Dados fazem parte do Painel de Conectividade nas Escolas, elaborado pela Anatel

By Assessoria 3 min de leitura
Freepik
Compartilhe

Desenvolvido para apoiar a tomada de decisão na definição das escolas que receberão atendimento com projetos de conectividade, o Painel de Conectividade nas Escolas aponta a existência de 138.355 escolas públicas no Brasil, nas esferas municipal, estadual e federal, classificadas em área urbana (86.233 unidades) e rural (52.122 unidades). Do total, 8.365 não têm acesso à internet, 96.192 não dispõem de laboratório de informática e 3.031 não têm energia elétrica.

O trabalho, conduzido pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, revela, ainda, que 439.559 alunos e 32.558 docentes são impactados pela falta de conectividade.

No Painel disponível no site da Anatel são disponibilizadas informações cadastrais das escolas de acordo com o Censo Escolar 2022 do Inep e informações de conectividade oriundas de diferentes fontes, como o Programa WiFi Brasil (Gsac e RNP Conectado) do Ministério das Comunicações e o Programa Banda Larga nas Escolas e atendimento a escolas rurais da Agência, além de pesquisas realizadas pelo Ministério da Educação e pelo Medidor de Velocidade do Nic.Br, bem como informações de infraestrutura.

Aprender Conectado

O Gape, por meio da EACE – Entidade Administradora da Conectividade das Escolas, está implantando o projeto Aprender Conectado, que surgiu com o Edital do 5G. O projeto dispõe de recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade a escolas públicas de Educação Básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais. O Aprender Conectado prevê a oferta de internet de alta velocidade, conexão wi-fi em todo o ambiente escolar e kits de informática (notebooks, chromebooks, telas e projetores) para alunos e professores de todo o Brasil.

Atualmente está em execução a fase piloto do projeto Aprender Conectado em 10 municípios brasileiros, distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo 177 escolas públicas de Educação Básica. Desse total, 153 (86,6%) instituições de ensino já estão conectadas com velocidades de download que variam de 50 Mbps a 200 Mbps.

Em paralelo à fase piloto, foram iniciadas as vistorias em mais 2.323 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba. A visita é a primeira etapa para inclusão das escolas no projeto Aprender Conectado.

Mais informações em www.eace.org.br

Você também pode gostar

O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?

Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?

Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência: Promovendo a inclusão e conscientização

Educação e contemporaneidade: práticas e processos necessários

MARCADA: conectividade, educação, EducaçãoBásica, escolaspúblicas, internet, news, notícias
Assessoria 30 de março de 2023

Siga-nos

Facebook Curtir
Instagram Follow
Youtube Assine

Últimas Notícias

O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?
Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?
Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade
O empoderamento de mulheres com deficiência começa na escola
A criança e a leitura

Leia também

Educação

O que são futuros regenerativos e como trabalhar o conceito no contexto da educação brasileira?

Assessoria Assessoria 14 de janeiro de 2025
Educação

Pátios, canteiros e quintais: que moda é essa?

Geraldo Pecanha Geraldo Pecanha 18 de setembro de 2024
Educação

Educação e seus desafios para uma reestruturação real e necessária para a contemporaneidade

Luciana Felipetto Luciana Felipetto 18 de setembro de 2024

SIGA-NOS

Notícias

E-mail para contato
[email protected]
Todos os direitos reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Esqueci minha senha...