Melhorar os processos de negócio para propiciar maior sustentabilidade, produtividade e competitividade para a instituição. É isso que preza o Business Process Management (BPM), ou Gerenciamento de Processos de Negócio, em português. De acordo com a Association of Business Process Management Professionals, o BPM integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos de ponta a ponta. Uma ferramenta que envolve estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos. Tudo para garantir uma gestão mais sistemática e estruturada dos processos de trabalho. O foco é poupar recursos valiosos, como o tempo e a energia de funcionários e, com isso, ganhar em assertividade e melhoria da produção.
Em um contexto de disrupção – em que instituições de todos os segmentos precisam ir além das práticas de negócios usadas no passado e se abrir para as inovações tecnológicas –, a transformação digital não só impõe novos desafios para a gestão como também pode favorecer a otimização de processos, trazendo mais organização e agilidade às demandas e melhorando a satisfação de funcionários e clientes.
Nas instituições de ensino, por exemplo, o uso da tecnologia pode ir além da sala de aula e trazer modernidade para trabalhos administrativos que antes dispendiam muito tempo e demandavam alto custo. É isso que afirma o consultor sênior da Certisign, Wallace Cintra. Em entrevista à Linha Direta, ele explica melhor as novas possibilidades que a tecnologia traz aos processos de trabalho. Confira!
Qual a importância do gerenciamento de processos de negócios para as instituições de ensino?
O mundo é digital, e as instituições que não se adequarem a esse novo mercado estarão fora dele em pouco tempo. Nesse cenário, o gerenciamento de processos de negócio é peça fundamental no processo disruptivo, capaz de conduzir as instituições a um novo patamar tecnológico, por meio de soluções que garantem eficiência, segurança e uma experiência única ao usuário, credenciando as instituições para a era da digitalização. Em instituições de ensino, por exemplo, nós, da Certisign, temos impulsionado a transformação digital por meio de uma plataforma de gestão de documentos e identidade, em que todos os tipos de documentos acadêmicos, incluindo o diploma, o histórico escolar e o certificado de conclusão de curso, tenham total validade jurídica. O Portal do Aluno, nesse processo, concede ao estudante total autonomia para solicitar e receber os documentos, sem necessidade de presença física nas secretarias acadêmicas. É uma verdadeira transformação da rotina, que contribui para a comodidade com aumento de eficiência e redução de custos, além do aumento da satisfação do aluno, da instituição e dos acionistas.
Quais são os riscos que uma instituição de ensino corre ao não investir no gerenciamento de processos atrelado à tecnologia?
Além das questões normativas, provenientes dos órgãos competentes, o próprio mercado espera que os negócios sejam conduzidos digitalmente. Esse anseio é uma característica das gerações que compõem o mercado atual, e certamente haverá comprometimento da permanência das instituições que não conseguirem inovar.
Como estabelecer um efetivo e eficaz gerenciamento de processos em uma instituição de ensino?
Por meio de uma visão disruptiva do negócio, promovendo a digitalização de todo o processo entre a instituição, os alunos e o corpo docente; concedendo autonomia para cada um escolher a forma como pretende se relacionar com a instituição; garantindo o cumprimento das normas de compliance do setor; despontando como uma instituição inovadora, que contribui para um mundo sustentável.
Quais são os atores que precisam estar envolvidos para a real melhoria do gerenciamento de processos em uma instituição de ensino?
As diretorias acadêmica e de TI costumam ser os dois principais pilares responsáveis pela definição da estratégia a ser adotada pela instituição, sendo decisores na adoção de tecnologias disruptivas.
Em que aspectos a disrupção na área educacional acontece, tendo como base o gerenciamento de negócios?
A área educacional está em franca transformação disruptiva, e as instituições inovadoras já estão usufruindo dos ganhos com a digitalização do processo. A tecnologia, quando bem empregada, pode transformar a rotina acadêmica, melhorar o relacionamento entre instituição, corpo docente e aluno, impulsionar a captação do discente ao permitir assinatura de contrato digital, facilitar a contratação do corpo docente, evitar fraude em documentos acadêmicos, aumentar a transparência da instituição, centralizar as informações e o gerenciamento, facilitar a guarda, a busca e o acesso aos documentos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, além de contribuir com um mundo sustentável.